quinta-feira, 2 de abril de 2015

Alistamento Militar 2015



Todos os jovens do sexo masculino nascidos em 1997 são obrigados a participar do alistamento militar 2015.

O que é o Alistamento Militar? Todo cidadão brasileiro, ao completar a maioridade, deve fazer o alistamento militar e participar da seleção para prestar o Serviço Militar, que consiste em um treinamento com duração de 12 meses através das forças armadas brasileiras, ou seja, a Aeronáutica, a Marinha e o Exército. Durante esse período, o jovem é treinado para defender a nação como um todo.
 
Como funciona o Alistamento Militar - O Alistamento Militar é obrigatório para todos os meninos que completam 18 anos. Para se Alistar, você deverá comparecer a uma Junta Militar, no ano em que completar a maioridade, no período de janeiro a junho, munido de documentos. Ao termino do período das inscrições, são iniciados os processos seletivos. Muitos são dispensados já neste primeiro momento, recebendo assim seu documento de dispensa. Os que foram selecionados passam por avaliações físicas, psicológicas e exame ergométrico. Após este processo, são selecionados os rapazes que irão para o serviço militar no ano seguinte.

Documentos para Alistamento Militar - Para realizar o alistamento Militar, você deve comparecer a Junta de Serviço Militar do seu município, com sua Certidão de Nascimento, documento de identidade, comprovante de residência e uma foto 3×4 recente. Se você já tem filhos, deverá apresentar a certidão de nascimento deles e pessoas portadoras de alguma deficiência devem possuir atestado médico. Todos os documentos devem ser originais. Sem estes documentos você não poderá realizar o alistamento.

Aprenda como se alistar no Exército, Marinha ou Aeronáutica - O alistamento militar faz parte da Constituição brasileira, ou seja, é obrigatório. Então, se você vai completar 18 anos em 2015 saiba aqui como funciona o alistamento militar:

Como fazer alistamento militar 2015 - O alistamento militar 2015 se inicia no dia 1° de janeiro de 2015 e vai até o dia 30 de junho do mesmo ano. O jovem deverá ir até a Junta de Serviço Militar (JMS) mais próxima do local onde reside. São necessários os seguintes documentos para fazer o alistamento militar:
 
• Documento de identificação: Carteira de identidade ou certidão de nascimento;
• Uma foto tamanho 3×4, recente e sem retoques.
• Um Comprovante de residência atual

No caso de jovens brasileiros que irão completar 18 anos em 2015, mas moram no exterior, será preciso ir até o Consulado ou Embaixada mais próxima para fazer o alistamento e assim que retornar ao Brasil, procurar a Junta de Serviço Militar para regularizar a situação.
O jovem que não comparecer na JSM dentro do prazo para o alistamento militar 2015, que será entre os meses de janeiro e junho, ter

Junta Militar - A Junta Militar é o órgão publico responsável pelo alistamento militar. É neste local que são realizados os alistamentos e os processos seletivos para o serviço das Forças Armadas Brasileiras. Todas as cidades possuem uma Junta Militar, então, ao se alistar, você deve comparecer na junta da sua própria cidade. Se você mora fora do país, também é necessária a realização do Alistamento. Neste caso, o alistamento é feito na embaixada do Brasil.

Perdi o prazo de Alistamento, e agora? O Alistamento Militar é obrigatório e você terá o período de 6 meses para realiza-lo. Por isso, não se esqueça deste compromisso que é muito importante. Se você perder o Alistamento, você terá uma série de prejuízos, como o pagamento de multas, que é proporcional aos dias de não comparecimento. Além disso, você não receberá a carteira de reservista e não poderá realizar provas como vestibular, matricula em escolas e universidades, ingresso em serviço publico e muito mais.

Como é o Serviço Militar - Se você for aprovado em todas as seleções do alistamento militar você deverá prestar o Serviço Militar junto as Forças Armadas Brasileira, a FAB, que é composta pelo Exército, Marinha e Aeronáutica. O período de serviço militar regular dura 12 meses, mas não é como muita gente pensa. O soldado vai para casa todos os dias (com exceção dos “dias de serviço” que duram 24 horas) e presta serviço das 07 as 17 horas, na Unidade Militar determinada, com direito a folga nos finais de semana e feriados. Os direcionamentos para o serviço (Exercito, Marinha ou Aeronáutica) se dá devido ao perfil do candidato e também ao que ele mostrou preferencia no momento da seleção.

No serviço militar você tem atividades de tiro, treinamento de força, marcha e sobrevivência. Além disso, você também poderá trabalhar dentro do quartel. Se você já tem uma profissão, o quartel irá encaixa-lo nas necessidades do local (administrativo, cozinha, saúde…) ou o quartel irá te ensinar uma profissão, através do Projeto Soldado Cidadão.

Projeto Soldado Cidadão - O Projeto Soldado Cidadão acontece dentro dos quartéis e forma profissionais em diversas áreas. Os cursos oferecidos pelo programa são totalmente gratuitos e ensinam profissões de estrema importância fora do quartel. Por isso, o programa é uma ótima oportunidade!

Benefícios do Serviço Militar - Além do Programa Projeto Cidadão, que é uma ótima oportunidade de aprender uma profissão e ter um curso de formação totalmente gratuito, o soldado tem uma série de benefícios. É recebido pelo serviço o valor mensal de um salario mínimo e também assistência médica e odontológica, além de auxilio no transporte.

Dispensa do Serviço Militar - Se você passou pelos processos, mas foi dispensado, você irá receber uma carteira de dispensa, chamada de Carteira de Reservista. Após a dispensa haverá na junta militar da sua cidade a cerimônia de Juramento a Bandeira, em que todos que foram dispensados realizam o juramento. Este dia acontece em uma data Pré-determinada e todos devem comparecer de camiseta branca lisa. Nesta cerimonia é feito o juramento a bandeira, perante o estandarte nacional, prometendo lealdade e compromisso com a pátria mãe.

Sena Pré-Militar o caminho mais curto
para ingresso na Carreira Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário