domingo, 18 de maio de 2014

Concurso EsSA 2014/2015 - Exército abre 1380 vagas para ingresso na Escola de Sargento das Armas


O exército abriu 1.380 vagas para ingresso na Escola de Sargento das Armas (EsSA), para as turmas de 2015/16

As Inscrições deverão ser feitas através da Internet no endereço www.esa.ensino.eb.br, de 12 de maio a 7 de julho de 2014, onde estará disponibilizado o formulário para inscrição que deverá ser preenchido com os dados solicitados. O valor da taxa de inscrição para o concurso é de R$ 70,00.

Para concorrer ao concurso o candidato pretendente a uma das vagas deverá possuir no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 24 (vinte e quatro) anos de idade, sendo que, para as áreas de saúde e música, a idade máxima será de 26 (vinte e seis) anos de idade. Para todas as áreas as idades serão referenciadas a 31 de dezembro do ano da matrícula. Para o curso de Sargento das Armas, o candidato de sexo masculino deverá ter o Ensino Médio concluído ou estar em fase de conclusão (cursando o 3º Ano do Ensino Médio), durante o período de inscrição e realização das etapas seletivas do exame de admissão.

Para ingresso nas áreas de saúde, o concurso aberto a candidatos de ambos os sexos deverá ter o Curso Técnico de Enfermagem concluído ou em fase de conclusão, devendo na época da matrícula na instituição Militar, se aprovado no concurso, apresentar o diploma de conclusão do curso.

Os interessados em ingressar na área de música deverão ter o Ensino Médio concluído, ou estar em fase de conclusão e apresentar habilitação em música com conhecimento específico sobre a área, além de apresentar habilidade no uso de um dos instrumentos relacionados no Edital para a prova prática.

SOBRE AS VAGAS:

Para o curso de Formação de Sargento Combatente, estão sem oferecidas 1220 vagas distribuídas entre as seguintes especialidades: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência, Topografia, Material Bélico (armamento), Material Bélico (mecânico operador), manutenção de Comunicações, Aviação (manutenção). Para área de música estão sendo disponibilizadas 80 vagas distribuídas entre os instrumentos requeridos no Edital. Para a área de saúde estão sendo disponibilizadas 80 vagas para Técnicos de Enfermagem, para ambos os sexos.

O exame de seleção constará de provas escritas comuns a todos os candidatos e específicas e práticas para os concorrentes às vagas na área de música e saúde, além do Teste de Aptidão Física e os Exames de Saúde e Psicotécnico.

A primeira etapa do exame de seleção se realizará a 12 de outubro de 2014, com a realização das provas escritas de Matemática, História, Geografia, Português e Redação, comum a todas as áreas. Os candidatos interessados nas áreas de saúde ou musica, farão ainda um aprova de conhecimentos específicos sobre a área pretendida. Para Maiores informações sobre o concurso clique aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA - Localizada no Município de Três Corações, em Minas Gerais, a Escola de Sargentos das Armas (EsSA) é o único estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro destinado exclusivamente à formação de Sargentos Combatentes de carreira, das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, foi criada ao término da Segunda Guerra Mundial.

O ENSINO - A formação profissional do Sargento Combatente do Exército é a razão de ser da Escola. Todas as atividades do ano letivo são desenvolvidas com a finalidade de capacitar o aluno ao exercício da função de comandante de pequenas frações, a ser desempenhadas nos corpos de tropa, após a conclusão do curso. O ensino, essencialmente técnico-profissional, é ministrado de forma prática, considerando que o futuro sargento deve ser ao mesmo tempo, líder e executante. As atividades de instrução desenvolvem-se em ritmo intenso buscando-se, constantemente, a imitação das condições de combate.

O ano de instrução é dividido em dois períodos: o Período Básico (PB), com duração de 34 (trinta e quatro) semanas, é desenvolvido em unidades de tropa espalhadas por todo o território nacional, sob coordenação da EsSA. Ao final do PB e conforme seu mérito intelectual, o aluno escolhe sua futura especialização, isto é, sua Arma (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações). Já o Período de Qualificação (PQ), com 43 (quarenta e três) semanas, é conduzido integralmente na EsSA. Durante o PQ, o aluno recebe instruções específicas da Arma escolhida.

Dentre as atividades escolares, destacam-se as atividades da Seção de Instrução Especial (SIEsp), os acampamentos, a MARESAER, competição desportiva que congrega as escolas militares congêneres da Marinha e Força Aérea, e a Manobra Escolar. A Manobra Escolar, coroamento do ano de instrução, é a atividade de ensino durante a qual os alunos aplicam os conhecimentos técnicos e táticos adquiridos durante todo o ano de instrução. Contando com a participação de toda a Escola, consta de um exercício no terreno no qual se desenvolve a capacidade de liderança militar e a ação de comando dos participantes. O treinamento físico militar, alvo de atenção especial, fortalece a têmpera do aluno e capacita-o a liderar o seu grupo, sob quaisquer condições.

Ao término do curso o aluno é promovido a graduação de 3º Sargento. Querendo conhecer mais sobre a escola desde a sua história, aos cursos de formação, em todas as áreas e plano de carreira acesse a página do nosso portal clicando aqui.

COMO SE PREPARAR PARA O CONCURSO DA EsSA

Esse é um dos concursos mais concorridos do Exército Brasileiro seja  pelo ideal de se tornar um Sargento Combatente e pela possibilidade de seguir na carreira militar usufruindo das diversas vantagens que essa carreira oferece o que exige, um preparo eficiente que permita ao candidato chegar às etapas seletivas com a tranquilidade necessária para participar das mesmas.

E o SENA PRÉ-MILITAR se orgulha de ter participado da aprovação de muitos de nossos alunos que hoje fazem parte do quadro de militares combatentes  do Exército nas mais diversas profissões oferecidas pelo Curso de Formação de Sargentos do Exército.

O nosso preparatório é oferecido através das nossas aulas presenciais em Unidades implantadas em algumas capitais e cidades do Território Nacional bem como pelo Ensino a Distância que atende candidatos do interior dos estados e de cidades onde não possuímos Unidades de Ensino Presencial.

Em nossas Unidades de Ensino presencial os alunos podem contar com uma equipe de coordenação e professores especializados na condução do aprendizado e preparo para os concursos oferecendo ainda, além do preparatório didático, para as provas de conhecimentos gerais das disciplinas exigidas em Edital, o preparo para a etapa do Teste de Resistência Física, também de ordem classificatória e eliminatória do concurso.

Para os interessados em estudarem pelo módulo de Ensino a Distancia, além do material didático oferecemos todo o suporte no acompanhamento do período preparatório com envio de exercícios, simulados, questões comentadas, informações e orientações para inscrição no concurso de seu interesse, além de dicas de estudo de como se preparar adequadamente para o concurso.



Também possuímos, em nossa Loja Virtual, o KIT de Apostilas preparatórias para o concurso, dividido em 11 módulos, para facilitar o planejamento e o aprendizado durante os estudos. Para adquirir o nosso KIT de Apostilas Preparatórias para o concurso da EsSA, clique aqui.





SENA PRÉ-MILITAR o caminho mais curto 
para ingresso na Carreira Militar

www.cursosena.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário