sexta-feira, 2 de maio de 2014

Curso Preparatório Pré-Militar para o concurso do EAOT da Aeronáutica


Entre os meses de setembro e outubro abrem as inscrições que, anualmente oferecem vagas a profissionais de nível superior, em nível de bacharelado ou licenciatura plena, do Sistema Nacional de Ensino, relativo à especialidade divulgada como de interesse do Comando da Aeronáutica. Não é aceito diploma de Tecnólogo. O candidato (a) deve possuir, no máximo, 42 anos na data em que o candidato realizar sua inscrição no concurso.

O curso, com duração de 13 semanas, é realizado pelo Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica – CIAAR. Uma Organização do Comando da Aeronáutica, localizado no bairro da Pampulha em Belo Horizonte, 

Durante o curso que abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado o aluno estudará em regime de internato recebendo, além da formação por conta do Governo Federal,  vários benefícios como moradia, alimentação, assistência médica e odontológica, além de um salário aproximado de R$ 6.500,00


O CURSO

A instrução ministrada no Campo Geral tem como objetivo proporcionar conhecimentos imprescindíveis para o desempenho das funções como Oficiais da Aeronáutica.

A Instrução ministrada no Campo Militar tem como objetivo proporcionar ao profissional a formação militar que norteará o seu desempenho como Oficial da Aeronáutica.

A instrução ministrada no Campo Técnico-Especializado visa a adaptar o profissional às condições peculiares do ambiente em que exercerá a sua atividade ou especialidade e proporcionar conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do COMAER, bem como sobre os procedimentos de rotina do Oficial nos vários setores, de acordo com a sua área de atuação.
Um período de instrução de aproximadamente 21 (vinte e um) dias corridos, em regime de internato, contados a partir da data da matrícula, será ministrado aos que vierem a ser matriculados e faz parte do estágio probatório para adaptação à vida na caserna e para verificação da aptidão ao Oficialato, estando inserido na instrução do Campo Militar.

SITUAÇÃO DURANTE O EAOT

O candidato, no momento da matrícula, mediante ato do Comandante do CIAAR, será designado Segundo-Tenente Estagiário do EAOT, designação essa a ser mantida durante o Estágio de Adaptação. Durante a realização do Estágio, os Segundos-Tenentes estagiários estarão sujeito ao regime escolar do CIAAR, estabelecido no Plano de Avaliação à época vigente.

SITUAÇÃO APÓS A CONCLUSÃO DO EAOT

Quando da conclusão com êxito do EAOT, o CIAAR utilizará a classificação final obtida pelos Segundos-Tenentes Estagiários para estabelecimento da precedência hierárquica, de acordo com o Plano de Avaliação previsto para o Estágio.

O Segundo-Tenente Estagiário que concluir com aproveitamento o EAOT será nomeado, mediante ato do Comandante da Aeronáutica, Segundo-Tenente da Reserva, integrará o Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica (QCOA) e será convocado a servir à Força Aérea Brasileira (FAB), obrigatoriamente, por um período de dois anos, como Oficial Temporário.

O Segundo-Tenente do QCOA será designado, ao término do Estágio de Adaptação, para servir em Organização Militar (OM) sediada na localidade para a qual foi selecionado.

Quando houver mais de uma OM situada na mesma localidade e com vaga para a mesma especialidade, a designação para a OM em que o Segundo-Tenente do QCOA irá servir será definida pelo próprio Estagiário, respeitando-se a precedência da escolha pela classificação obtida ao término do Estágio (mérito acadêmico).

PRORROGAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO E LICENCIAMENTO

Como este curso é de caráter temporário o  Segundo-Tenente do QCOA, caso demonstre interesse em permanecer na ativa após a conclusão do período inicial de dois anos obrigatórios, poderá ter o tempo de sua convocação prorrogado anualmente, a critério do COMAER, até completar oito anos de efetivo serviço, quando, então, será licenciado.

O Segundo-Tenente do QCOA será promovido ao posto de Primeiro-Tenente depois de cumprido o interstício fixado, desde que satisfaça as condições de acesso, previstas no Regulamento de Promoções de Oficiais da Ativa da Aeronáutica, nas datas regulamentares, estabelecidas na Lei de Promoções dos Oficiais da Ativa das Forças Armadas.

COMO SE PREPARAR


Como qualquer outro concurso o candidato deve estar bem preparado para passar pelas etapas seletivas, sobretudo, pelas provas de conhecimentos gerais e a específica que abrange assuntos referentes ao cargo a que concorre à vaga.

Candidatos que desejem preparar-se para esse concurso podem entrar em contato com a nossa Central de Concursos para obter maiores informações sobre o nosso preparatório.

Os que desejarem podem adquirir a apostila digital em nossa Loja Virtual com todo o conteúdo de Língua Portuguesa exigido na prova de Conhecimentos Gerais. A apostila é enviada por Download Para adquiri-la, clique na apostila ao lado






Nenhum comentário:

Postar um comentário