sexta-feira, 20 de março de 2020

Atuação das Forças Armadas no combate ao Coronavírus



Ministério da Defesa aprovou o emprego das Forças Armadas em todo o território nacional para apoiar as medidas do governo federal de combate ao novo Corona vírus (Covid-19). Dentre os pontos previstos na diretriz ministerial, o ministro Fernando Azevedo e Silva prevê que os Comandos Conjuntos Ativados, formados pela Marinha, Aeronáutica e Forças Armadas, apoie o controle de acesso às fronteiras e a triagem de pessoas com suspeita de infecção para posterior encaminhamento a hospitais.

Em entrevista coletiva ele compara o momento que estamos vivendo com uma guerra contra um inimigo invisível e que precisa ser combatido com rigor. O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, determinou que a Marinha, a Aeronáutica e o Exército permaneçam em condições de disponibilizar recursos operacionais e logísticos necessários ao planejamento das ações de combate e socorro
Para isso, criou, junto com o governo federal, um Gabinete de Crise, no Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, além de ter expedido a Portaria Normativa nº 30 com orientações para os militares e servidores da Defesa, além dos Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica. "Já estamos trabalhando nas possíveis ajudas e auxílios que as Forças Armadas podem e devem dar. Em relação a isso, receberemos as demandas através do Comitê de Crise. Temos várias possibilidades, particularmente na parte de logística e de condução de material. Em regiões como Amazônia, de difícil acesso, nós temos meios para chegar lá. Igual nós sempre fizemos, nas campanhas de esclarecimento à população", disse.
A ação foi publicada na última quinta-feira (19/3) no Diário Oficial da União (DOU). Mais tarde, em edição extra, o governo federal determinou o fechamento por 15 dias das fronteiras do Brasil com oito países: Argentina, Bolívia; Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru e Suriname. A restrição é de entrada no país por rodovias ou meios terrestres e não impede o tráfego do transporte rodoviário de cargas, de residentes de cidades gêmeas com linha de fronteira e a execução de ações humanitárias previamente autorizada pelas autoridades sanitárias locais.

Dentre outras ações determinadas pelo Ministério da Defesa está o apoio às ações dos órgãos federais no controle de passageiros e tripulantes nos portos e terminais marítimos por parte da Marinha. O mesmo foi solicitado ao comandante da Aeronáutica, mas referente ao controle de passageiros e tripulantes dos principais aeroportos. 

 ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS









Nenhum comentário:

Postar um comentário