sábado, 30 de novembro de 2013

CONFIRA AQUI O GABARITO (ENEM 2014) DO PRIMEIRO DIA E SEGUNDO DIA DE PROVAS

Logo abaixo você pode conferir a versão preliminar do gabarito Enem 2014 do sábado e domingo, cujas respostas foram apontadas por professores especialistas nas áreas de conhecimento do Exame. Fique atento, pois as provas são diferenciadas por quatro tipos de cores e em cada uma as questões estão ordenadas de maneira diferente. Também tenha cuidado ao observar o dia de prova. As questões do sábado estão numeradas de 01 a 90 e as do domingo de 91 a 180.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicará o gabarito oficial do Enem 2014, no site http://enem.inep.gov.br/.

O resultado do Enem 2014 será divulgado em meados de dezembro. Continue visitando nosso site que o manteremos atualizado de todas as informações necessárias.

VEJA O GABARITO OFICIAL DAS PROVAS DE SÁBADO (26) DO ENEM 2013

VEJA O GABARITO OFICIAL DAS PROVAS DE DOMINGO (27) DO ENEM 2013
O primeiro Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) criado pelo Governo Federal foi realizado em 1998 com o objetivo de apenas avaliar o desempenho dos concluintes da educação básica, contribuindo com a melhoria do nível médio de ensino. No entanto, em 2009 o Exame passou por grandes mudanças e desde então atua em novo formato.
Hoje, além de ser um instrumento avaliativo da educação básica, o Enem 2014 também é pré-requisito básico para a participação em alguns programas do Governo Federal. Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Exame é exigido nos processos seletivos da maioria das instituições federais do ensino superior no Brasil.

Com a nota do Enem o estudante pode participar da seleção do SISU (Sistema de Seleção Unificada), concorrer a bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos), recorrer ao financiamento de cursos superiores por meio do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), participar de intercâmbios no exterior através do programa Ciência sem Fronteiras e, se for o objetivo, obter o certificado de conclusão do ensino médio.

O conteúdo das provas do Enem abrange, além de uma dissertação de cunho dissertativo-argumentativo, 180 questões objetivas divididas igualmente entre quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. As questões das duas primeiras áreas são aplicadas em um sábado e o restante em um domingo.

A inscrição do Enem é feita no primeiro semestre de cada ano, geralmente no mês de maio. Para se cadastrar, o candidato deve acessar o portal do Inep e informar o número dos documentos pessoais (CPF e RG), endereço de e-mail válido e necessidade de atendimento diferenciado e/ou específico (deficientes, gestantes ou sabatistas). Durante o registro também é preciso preencher um questionário socioeconômico e indicar a pretensão de certificação (se for o caso), além de escolher o município onde deseja fazer as provas.

Aos participantes é cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 35,00. A quantia deve ser paga dentro do prazo estabelecido pelo cronograma que será divulgado em edital. São automaticamente isentos do pagamento os estudantes concluintes do ensino médio no mesmo ano em escolas da rede pública. Candidatos de baixa renda podem declarar carência no Enem no momento da inscrição.
Todos que tiverem os registros devidamente aprovados receberão, nos respectivos endereços, o cartão de confirmação de inscrição com o local de prova do Enem. Comece a se preparar logo e boa sorte!

Mais dez universidades federais e duas estaduais vão usar o Exame Nacional do Ensino Médio como forma de ingresso a partir do Enem 2014. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as instituições manifestaram interesse em aderir total (como único processo seletivo) ou parcialmente (mantendo ainda o vestibular ou avaliações seriadas) ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior que usam o Enem. Atualmente, o sistema de seleção já é adotado por 4 universidades estaduais, 21 universidades federais e 29 institutos federais.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) vai usar o sistema para a seleção de candidatos para 20% das vagas. As demais serão preenchidas usando a nota do Enem, mas sem integrar o sistema. A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) vai reservar 25% das vagas do primeiro semestre para o Sisu. A Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UniOeste), reservarão 50% de todas as vagas para o Sisu.

As universidades federais que vão aderir integralmente ao Sisu no próximo ano são: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

O Enem é hoje o maior processo seletivo para o ensino superior brasileiro, sendo pré-requisito para o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), para se inscrever no Ciência sem Fronteiras, programa do governo federal que distribui bolsas de ensino acadêmico no exterior, servindo também como forma de obtenção do diploma do ensino médio. Ainda com base na nota do Enem e em critérios de renda, os estudantes que fazem o exame também podem concorrer a bolsas em instituições particulares, se inscrevendo no Programa Universidade para Todos (ProUni).


www.cursosena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário