terça-feira, 22 de abril de 2014

Academia da Força Aérea Brasileira abre inscrições para os Cursos de Formação de Oficial Aviador, Intendente ou de Infantaria


A Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), um estabelecimento de ensino superior da Aeronáutica e o maior complexo de ensino da aviação militar no país, responsável pela formação dos Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria, abrem do dia 23 de Abril ao dia 15 de Maio de 2014 as inscrições para àqueles que, atendendo os requisitos exigidos pelo concurso queiram ingressar na referida Academia, localizada na cidade de Pirassununga/SP.

As inscrições estarão abertas no endereço eletrônico http://concursos.epcar.aer.mil.bre o valor da inscrição é de R$ 70,00.

O presente Exame, oferecendo 80 vagas, destina-se a selecionar cidadãos brasileiros, voluntários, que atendam às condições e às normas estabelecidas nestas Instruções, para serem habilitados à matrícula nos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores e Intendentes (para ambos os sexos) ou de Infantaria da Aeronáutica (somente para o sexo masculino), no ano de 2015.

Para ingresso o candidato, de ambos os sexos, deverá ter o Ensino Médio concluído e idade entre 17 e 22 anos, não podendo completar 23 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.
Ao final do processo seletivo, caso aprovado em todas as fases previstas e classificado dentro do número de vagas existentes no Curso escolhido, o candidato será habilitado à matrícula no respectivo Curso.

Para a escolha do Curso pretendido, o candidato deverá orientar-se por suas preferências e aptidões pessoais, observando ainda os seguintes critérios:
a) o CFOAV e o CFOINT são para candidatos de ambos os sexos; e
b) o CFOINF é exclusivo para candidatos do sexo masculino.

Este Exame de Admissão será constituído das seguintes etapas: Exame de Escolaridade (EE); Inspeção de Saúde (INSPSAU); Exame de Aptidão Psicológica (EAP); Teste de Aptidão à Pilotagem Militar (TAPMIL) – somente para os candidatos que optaram pelo CFOAV e obtiveram a menção APTO na INSPSAU e no EAP; Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e Validação Documental

Data da Prova Escrita (1ª Etapa): 27 de julho de 2014.

O Exame de Escolaridade será realizado por meio de Provas Escritas das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa; Física; Matemática; Língua Inglesa; e Redação.

As provas serão realizadas nas cidades de Belém/PA, Pirassununga/ SP, Recife/PE, Salvador/BA, Recife / PE, Natal/RN, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Barbacena/MG, São Paulo/SP, Curitiba/PR, Campo Grande/MS, Porto Alegre, Canoas / RS, Brasília/DF, Manaus/AM, Porto Velho/RO, Boa Vista/RR

DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS

O CFOAV, o CFOINT e o CFOINF, ministrados pela AFA, em Pirassununga/SP, são cursos de nível superior, da fase de Formação do Ensino Aeronáutico, de acordo com a Lei nº 12.464, de 04 de agosto de 2011 e estão amparados pela Portaria Normativa Interministerial nº 830/MD/MEC, de 23 maio 2008, a qual dispõe sobre a Equivalência dos Cursos de Formação de Oficiais das Forças Armadas e continuidade de estudos em cursos e programas de pós-graduação do Sistema Civil de Ensino.

Os três cursos, distintamente, promovem preparo intelectual, físico, emocional e especializado necessário ao desempenho profissional nas diversas atividades da Força Aérea. Aos concluintes em qualquer um dos Cursos de Formação é conferida a graduação de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública.

CFOAV: o Curso é caracterizado pela instrução de voo, com o objetivo de preparar o Cadete Aviador à pilotagem militar. Essa instrução aérea segue um programa de treinamento e de avaliação de desempenho como piloto, para formar e selecionar o aviador militar, fomentando o desenvolvimento do espírito combativo do futuro Oficial Aviador. Confere ao concluinte, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar;

CFOINT: o Curso é caracterizado pela formação administrativa, com o objetivo de preparar o Cadete Intendente ao desempenho de funções para gerir as atividades financeiras e logísticas das Organizações Militares da Força Aérea. Confere ao concluinte, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica; e

CFOINF: o Curso é caracterizado pela instrução de combate em terra, com o objetivo de preparar o Cadete de Infantaria ao desempenho de funções para gerir as atividades desenvolvidas nas Unidades de Infantaria, incluindo as tarefas de operações especiais, emprego de tropa, de autodefesa das Organizações da Força Aérea e de defesa antiaérea. Confere ao concluinte, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Militares, com habilitação em Infantaria da Aeronáutica.

DURAÇÃO DO CURSO

O CFOAV, o CFOINT e o CFOINF ministrados na AFA, em Pirassununga / SP, tem duração de 4 (quatro) anos, em regime de internato.
Um período de instrução intensiva, de aproximadamente 6 (seis) meses, contados a partir da data da matrícula, faz parte do estágio probatório para adaptação à vida na caserna e para verificação da aptidão militar, estando inserido na instrução do Campo Militar.
Aos que vierem a ser matriculados, haverá um Estágio de Adaptação Militar (EAM) de aproximadamente 40 (quarenta) dias corridos, em regime de internato, contados a partir do início do Curso, fazendo parte do estágio probatório para verificação da aptidão à vida militar.

SITUAÇÃO DURANTE O CFOAV/CFOINT/CFOINF

O candidato, no momento da matrícula, mediante ato do Comandante da AFA, passa à situação de Cadete da Aeronáutica (Praça Especial, conforme a Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 – Estatuto dos Militares), a ser mantida durante o Curso de Formação recebendo remuneração fixada na legislação específica, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.

APÓS A CONCLUSÃO DOS CFOAV/CFOINT/CFOINF

Ao término dos quatro anos de formação na AFA, o cadete devolve o espadim do primeiro ano e recebe a espada, símbolo do oficial da Força Aérea passando ao posto de Aspirante-a-Oficial com vencimentos em torno de R$ 4.323,00 e serão distribuídos nas Organizações Militares do COMAER, conforme a conveniência e a necessidade da Administração.

Nessas Organizações, irão praticar e aprimorar seus conhecimentos, podendo alcançar como último grau hierárquico, o posto de Coronel, desde que cumpram os pré-requisitos estabelecidos, venha a ser selecionados dentro das vagas disponibilizadas para esses postos e sejam aprovados nos subsequentes cursos de carreira obrigatórios, tudo conforme a legislação em vigor à época.

Ao longo da carreira, os oficiais serão líderes de missões de defesa do país, participarão ainda de operações de emprego operacional, de apoio logístico, de segurança, de pesquisas científicas para o desenvolvimento de novas tecnologias aeroespaciais e de missões de ajuda humanitária, no Brasil e no exterior, onde seja necessária a presença brasileira.

Por ato discricionário do Presidente da República, baseado no critério de “escolha”, atendido as condições específicas previstas na legislação em vigor, o Coronel Aviador poderá vir a ser promovido até o posto de Tenente Brigadeiro do Ar, o Coronel Intendente até o posto de Major Brigadeiro Intendente, e o Coronel de Infantaria até o posto de Brigadeiro de Infantaria.

Para maiores informações leia o Edital do Concurso.

COMO SE PREPARAR PARA O CONCURSO


O preparo para um concurso tão concorrido como o da AFA, exige, sobretudo, empenho e um programa de ensino adequado às exigências do concurso. Assim, o SENA PRÉ-MILITAR, experiente no seguimento preparatório para todos os Concursos Públicos Militares elaborou um material de estudo dividido em módulos que facilita o planejamento e o estudo dos conteúdos de forma programada. Para adquiri-lo clique aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário