quarta-feira, 16 de abril de 2014

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental abre 60 vagas para os Cursos de Formação de Moço de Convés e Máquinas, em Belém/PA


A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) torna público que, designado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), Representante da Autoridade Marítima para a Marinha Mercante, como órgão coordenador e executor do Processo Seletivo (PS) de admissão aos Cursos de Formação de Aquaviários constituído pelo 2º grupo de fluviários CFAQ-II C N3 e CFAQ-II M N3, no âmbito do Estado do Pará, estarão abertas até o dia 30 de abril de 2014, conforme Calendário de Eventos, descrito no Edital do concurso, aberto a ambos os sexos, as inscrição para preenchimento de 60 vagas aos cursos a serem realizados no período de 11/08 a 01/12/2014, dividido em 02 (duas) turmas, contendo 30 (trinta) alunos cada.

Para ingresso no curso o candidato deve ser brasileiro (a) nato(a) ou naturalizado (a); Comprovar residência; Comprovar escolaridade de conclusão do 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental; e ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos até o dia 30/04/2014, data limite de apresentação dos documentos exigidos (período de inscrição).

Para fazer a inscrição o interessado deverá antes fazer o pagamento da taxa de inscrição a ser efetuado por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) emitida através do endereço
www.dpc.mar.mil.br, seguindo-se os passos abaixo descritos:

1º. Na opção "serviços", abaixo de aquaviário, escolher a opção "Emissão de guias de Recolhimento GRU";
2º. Concordar com a condição exigida;
3º. Preencher seu nome e CPF nos campos disponíveis;
4º. No campo "Organização Militar (Local)" selecionar o Órgão de Execução (OE) pretendido;
5º. Em "Serviços Educacionais (EPM)", selecionar a opção "Inscrição em cursos do EPM"; e,
6º. Finalizando, clicar em "Emitir GRU para serviços educacionais (EPM)".

Os boletos da GRU deverão ser pagos em qualquer agência bancária ou em casa lotérica, do dia 14/04/2014 até o dia 30/04/2014, independentemente da data de vencimento indicada no boleto. A GRU paga deverá ser apresentada no ato da inscrição a ser feita no seguinte endereço: CAPITANIA DOS PORTOS DA AMAZÔNIA ORIENTAL - DEPARTAMENTO DE ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO - PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO AOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE AQUAVIÁRIOS CFAQ II C-N3/CFAQ II M-N3/2014 na cidade de BELÉM- PA na Rua Gaspar Viana, 575 - Reduto - Belém-PA - CEP. 66.010-060, onde o candidato deverá preencher sua ficha de inscrição.

Em nenhuma hipótese, haverá devolução da importância paga referente à inscrição. Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento de agências bancárias na localidade, o candidato deverá pagar o boleto antecipadamente.

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

O exame de seleção será realizado em duas etapas distintas, sendo:
A 1ª etapa composta da prova escrita eliminatória, em nível do 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental, sobre conhecimentos de Português e de Matemática. O conteúdo programático detalhado dessa prova será fornecido aos candidatos, no ato da inscrição.

Será considerado aprovado nesta etapa o candidato que obtiver nota mínima 5 (cinco) nas provas escritas, estando assim em condições de participar da segunda etapa do exame que compreende um teste de suficiência física, composto de:
I) prova de natação, na distância de 25 metros, sem limite de tempo; e,
II) prova de permanência flutuando, sem qualquer auxílio, com duração de 10 (dez) minutos.

Observações: Para serem submetidos ao teste de suficiência física, os candidatos deverão apresentar atestado médico, emitido há menos de um ano, que comprove bom estado de saúde física e mental, explicitando as condições visuais e auditivas;

Este exame de seleção não tem caráter de concurso público para ingresso na Marinha Mercante ou na Marinha do Brasil (MB) e visa, apenas, definir a classificação do candidato à luz do número de vagas estabelecido.

O Exame de Conhecimentos será realizado na cidade de Belém-PA, em local a ser divulgado oportunamente na página da CPAOR na Internet (www.cpaor.mar.mil.br), conforme previsto nestas Normas.

CLASSIFICAÇÃO DAS ETAPAS SELETIVAS

1ª Etapa - Inscrição (eliminatória);
2ª Etapa - Exame de Conhecimentos (eliminatória e classificatória);
3ª Etapa - Avaliação de Atestados e Exames Médicos (eliminatória);
4ª Etapa - Teste de Suficiência Física (eliminatória); e
5ª Etapa - Matrícula (eliminatória).

Todas as etapas serão realizadas em local designado pela CPAOR.

O candidato que não comparecer a qualquer uma das etapas acima, ainda que por motivo de força maior ou caso fortuito, será considerado como "desistente". Essa condição o eliminará do Processo Seletivo.

É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicação de todos os atos, editais, comunicados e convocações referentes a este Processo Seletivo (CFAQ-II C N3/ CFAQ-II M N3) diretamente no seu respectivo Órgão de Execução (OE), tendo como base o Calendário de Eventos do Anexo I destas Normas, e no site da CPAOR na internet.

Durante as etapas e até a data da matrícula, inclusive, o candidato selecionado que for eliminado do Processo Seletivo por não apresentação, desistência ou qualquer outro motivo será substituído por candidato reserva convocado.

DADOS SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO

Ao longo do curso (ensino propedêutico em sala de aula/laboratório) e somente durante esse período, os alunos receberão material de ensino, por empréstimo, e merenda escolar; O curso é gratuito; e ao final do curso, o aluno aprovado receberá um certificado de conclusão do curso, Modelo DPC-1000, com habilitação para exercer as funções de Marinheiro Fluvial de Convés e
Marinheiro Fluvial de Máquinas Nível-3, conforme Ordem de Serviço da Capitania dos Portos.

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS

Para a distribuição das vagas dos candidatos fluviários: Marinheiro Fluvial de Convés Nível 3 (CFAQ-II C N3) e Marinheiro Fluvial de Máquinas Nível 3 (CFAQ-II M N3). Deverão ser observados os seguintes critérios:
a) 30% - candidatos aprovados no Exame de Seleção, classificados na ordem decrescente da soma dos pontos obtidos na prova escrita;
b)40%-candidatos indicados por empresas de navegação ou entidades representativas da comunidade marítima. A carta da empresa relacionando os candidatos indicados deverá ser remetida pela própria empresa, diretamente ao Órgão de Execução (OE). Nela deverão constar os seguintes itens: dados do candidato, tempo de experiência marítima (caso o candidato possua), dados da empresa (ex.: CNPJ, endereço, etc...). Informação se a empresa está em dia com a contribuição do Fundo de desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo ( FDEPM) e, por último, um texto recomendando o candidato e mencionando as razões dessa indicação. Essa carta deverá ser assinada, no mínimo, pelo Gerente de recursos humanos da empresa; e
c) 30% - para os Aquaviários que possuírem registro de embarque na Caderneta de Inscrição e Registro (CIR).
Observações:
1) As vagas não preenchidas pela aplicação dos critérios indicados no item “b” poderão ser ocupadas pelos aprovados segundo o critério estabelecido no  item “a”.
2) Em caso de empate, a vaga será preenchida pelo candidato de maior idade;
3) Caso o número de candidatos de empresas seja superior ao número de vagas oferecidas pelo OE, deverá ser feita uma distribuição equitativa das vagas entre as empresas solicitantes. 

Saiba mais sobre o concurso lendo o Edital

MERCADO DE TRABALHO

O candidato que tenha concluído o curso com sucesso poderá,  com seu certificado, ser absorvido por empresas como  a PETROBRÁS e sua filiada a TRANSPETRO assim como, outras empresas ligadas a Marinha Mercante. Portanto, após a conclusão do concurso, o interessado em ingressar em uma dessas empresas deverá estar sempre atento às convocações para preenchimento de vagas. Para maiores informações sobre essa profissão clique aqui

COMO SE PREPARAR

Àqueles que desejem ingressar em qualquer um dos cursos  precisam estar atentos quanto a necessidade de estarem bem preparados para realizar qualquer uma das provas de português e matemática, abrangendo conteúdos de Nível Fundamental. Mesmo àqueles que já possuem uma formação mais avançada, mas que desejem aproveitar a oportunidade, devem estar atentos a necessidade de uma boa preparação didática para as provas.
Caso deseje ter um material de estudo, que atenda as exigências deste concurso pode adquirir o nosso KIT preparatório, a venda em nossa Loja Virtual contendo o conteúdo exigido para as provas, clicando aqui



Sena Pré-Militar o caminho mais curto 
para ingresso na Marinha Mercante
www.cursosena.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário