quinta-feira, 24 de abril de 2014

TURMAS ABERTAS PREPARATÓRIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS MILITARES: EsSA, EsPCEx, EPCAR, AFA, EEAer, ESCOLA NAVAL, COLÉGIO NAVAL,EFOMM, ITA, IME, COLÉGIO MILITAR


Experiente na preparação e aprovação de jovens e candidatos interessados no ingresso às Forças Armadas e Auxiliares, através de suas Instituições e Academias Militares, responsáveis pela formação dos Futuros Cadetes, Sargentos e Oficiais, o SENA PRÉ-MILITAR informa que estamos com turmas abertas para todos os concursos militares em nossas Unidades de Ensino e atendendo, a todo o Brasil, com o envio de nosso material didático elaborado de forma a atender as exigências de todos os concursos.

O QUE OFERECEMOS:

Em nossas Unidades de Ensino Presencial oferecemos uma equipe de professores especializados na preparação para concursos, responsáveis por passar a todos os nossos alunos o conhecimento necessário para sua participação nas provas de conhecimentos gerais, além de prepará-los para o TAF (Teste de Aptidão Física), exigido entre as etapas seletivas de todos os concursos. Nossos alunos também podem contar com todo o nosso suporte e orientação durante o período das inscrições.

Aos interessados em preparar-se conosco e que moram distantes de nossas Unidades presenciais podem contar também, com o nosso Módulo de Ensino a Distância pelo qual, além de receber todo o material didático contará com nosso suporte no acompanhamento do seu aprendizado, com envio de exercícios, simulados, dicas, macetes e orientações bem como, todo o suporte na época de abertura dos concursos.

Os que se sentem preparados para estudarem sozinhos, podem contar com os KITS PREPARATÓRIOS para todos os concursos, a disposição em nossa Loja Virtual que atende a todos os concursos do Nível Fundamental ao Nível Superior.

NOSSO NÍVEL DE APROVAÇÃO

Estamos entre os que mais aprovam apresentando uma média de 70% de aprovação entre os inscritos nos concursos anuais tendo, inclusive, pelo nossa metodologia de ensino unificado aplicado aos nossos alunos abrindo um campo maior de oportunidades que lhes permite participar de todos os concursos desde que atendam os requisitos exigidos de idade e escolaridade por cada Instituição. Com isso já tivemos a alegria de termos aprovado alunos participantes de todos os concursos, com 100% de aprovação.

INFORMAÇÕES SOBRE O NOSSO PREPARATÓRIO

Os interessados em fazer parte das nossas turmas preparatórias podem entrar em contato conosco pelo e-mail concursosmilitares@cursosena.com.br que passará todas as informações, de acordo com sua localidade como pode preparar-se conosco através do nosso módulo presencial ou à distância.

Localidades com matrículas abertas: Brasília/DF, Niterói/RJ e Duque de Caxias/RJ atendendo a população local e àqueles que moram em cidades próximas tendo em vista que nossas aulas são ministradas somente aos sábados não interferindo nas atividades diárias de estudo ou trabalho de nossos alunos o que, facilita que candidatos que morem em cidades vizinhas possam frequentar nossas atividades preparatórias. Os interessados podem fazer sua pré-inscrição através da nossa página de matrículas online clicando aqui. Basta preencher o formulário de pré-inscrição e efetuar o pagamento da mesma escolhendo um de nossos planos de pagamento (Parcelado ou, a Vista com 50% de desconto pelo curso completo).

Aos que moram em localidades distantes podem preparar-se pelo nosso Módulo de Ensino a Distância ou através da aquisição do nosso material didático específico para todos os concursos públicos militares disponibilizados em nossa Loja Virtual

Também preparamos para as Forças Auxiliares: Polícia Militar / Corpo de Bombeiros / Agente Administrativo da Polícia Civil /Federal /Rodoviária Federal.
Sena Pré-Militar o caminho mais curto 
para ingresso na Carreira Militar


quarta-feira, 23 de abril de 2014

Doação de Sangue, poderá estabelecer critério de desempate e classificação em concursos públicos entre candidatos doadores de sangue



A cada dia, cresce cada vez mais, o número de candidatos disputando uma vaga em concursos públicos na busca da estabilidade profissional e financeira, que a carreira oferece seja na esfera municipal, estadual ou federal.
Essa realidade fez do concurso público uma ponte até uma carreira estável, que apresente a segurança de que o funcionário não será demitido a qualquer momento. E atraídos por isso, milhares de pessoas estudam e prestam concursos todos os anos no Brasil, independente de sexo, idade ou nível de escolaridade o que exige de cada candidato muito estudo e persistência para vencer a concorrência cada vez mais acirrada na busca por uma vaga.
Em meio a esse contingente de pessoas que fazem as provas de concurso público, vez ou outra acontece de ocorrer empates, ou seja, candidatos que fazem a mesma pontuação e concorrem à mesma vaga. Como os concursos são para preenchimento de vagas cuja quantidade já foi pré-estabelecida, ou seja, não existindo possibilidade de abrir mais uma vaga, a saída para escolher um candidato dentre todos que empataram é criar critérios de desempate.

Assim, tramita na Câmara o Projeto de Lei 2474/11, do deputado Luiz Argôlo (PP-BA), que inclui como fator de desempate em concursos públicos a doação regular de sangue. Pela proposta, considera-se doador regular de sangue aquele que realize, no mínimo, três doações por ano.

Segundo o projeto, o candidato deverá apresentar o comprovante de doador no ato da inscrição no concurso público. Já o candidato impossibilitado por razões clínicas de ser doador tem direito a atestar sua condição recebendo o mesmo beneficio destinado ao doador regular. Luiz Argôlo afirma que a regra poderá levar muitos candidatos a se tornarem doadores regulares. 

Ele lembra que os bancos de sangue, atualmente, não conseguem atender a uma crescente demanda, motivada pelo aumento da população e pela maior oferta de serviço de saúde. *Tramitação - *A proposta tramita em caráter conclusivo e será examinada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Mas, segundo a proposta, as doações devem ser feitas antes do lançamento dos editais de abertura, e o concorrente só pode obter o benefício após a terceira doação de sangue e de se cadastrar no banco de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

No entanto, para ser um doador de sangue devem-se atender alguns requisitos básicos, para ser considerado apto à doação como: ter entre 16 e 67 anos e peso de no mínimo 50 kg. Quem apresenta resfriado ou gravidez não pode doar. Assim como pessoas que tenham feito tatuagem nos últimos 12 meses, e quem já teve malária, hepatite, e/ou doenças sexualmente transmissíveis.

Sem falar que existe um número limite de doações anuais: quatro para homens e três para mulheres (intervalos de 60 e 90 dias respectivamente).

O SENA PRÉ-MILITAR aprova essa ideia porque, certamente, será um agente motivador no aumento da doação de sangue. Mas enfatizamos que, independente dos benefícios que essa medida pode proporcionar aos doadores de sangue, o mais importante é o espírito de cidadania que todos devemos ter não só com a doação de sangue, como também, com a doação de medula e órgãos. Outros projetos se juntam ao Projeto de Luiz Argôlo.

Torçamos para que todos os projetos sejam aprovados permitindo com isso, que várias vidas não sejam interrompidas.


 www.cursosena.com.br
http://loja.cursosena.com.br



terça-feira, 22 de abril de 2014

Durante a Copa do Mundo o uso do espaço aéreo, pelos aeroportos, sofrerá restrições da FAB


No período entre 10 de junho e 15 de julho, durante a realização da Copa do Mundo, o uso do espaço aéreo sofrerá restrições pela FAB como no Jogo de abertura que acontecerá no Itaquerão em São Paulo no dia 12 de junho, com o jogo Brasil e Croácia, onde o espaço aéreo sobre o estádio será fechado entre às 14 h e às 21 h. Essa medida atingirá cerca e 25 aeroportos

Todos os estádios onde forem realizados jogos serão considerados áreas de exclusão aérea, mas o horário de interrupção de voos sobre aquele espaço será definido estado a estado. Esta experiência já foi realizada durante a Copa das Confederações. Segundo a Aeronáutica, tudo foi detalhadamente estudado para que se possa garantir total segurança durante o jogos da Copa, mas, também, evitar o mínimo de danos possíveis ao tráfego aéreo.

Por isso mesmo, as regras de fechamento dos espaços irão variar de aeroporto para aeroporto. O período de entrada em vigor das áreas de exclusão aérea dependerá do horário dos jogos.


Ainda de acordo com a FAB, para os jogos da primeira fase da competição, o tempo de restrição será de uma hora antes e três horas depois. Nas demais fases, uma hora antes e quatro horas depois. Todos os acertos, segundo a FAB foram feitos em conjunto com a Secretaria de Aviação Civil e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Informativo SENA PRÉ-MILITAR



www.cursosena.com.br
http://loja.cursosena.com.br

Academia da Força Aérea Brasileira abre inscrições para os Cursos de Formação de Oficial Aviador, Intendente ou de Infantaria


A Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), um estabelecimento de ensino superior da Aeronáutica e o maior complexo de ensino da aviação militar no país, responsável pela formação dos Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria, abrem do dia 23 de Abril ao dia 15 de Maio de 2014 as inscrições para àqueles que, atendendo os requisitos exigidos pelo concurso queiram ingressar na referida Academia, localizada na cidade de Pirassununga/SP.

As inscrições estarão abertas no endereço eletrônico http://concursos.epcar.aer.mil.bre o valor da inscrição é de R$ 70,00.

O presente Exame, oferecendo 80 vagas, destina-se a selecionar cidadãos brasileiros, voluntários, que atendam às condições e às normas estabelecidas nestas Instruções, para serem habilitados à matrícula nos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores e Intendentes (para ambos os sexos) ou de Infantaria da Aeronáutica (somente para o sexo masculino), no ano de 2015.

Para ingresso o candidato, de ambos os sexos, deverá ter o Ensino Médio concluído e idade entre 17 e 22 anos, não podendo completar 23 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.
Ao final do processo seletivo, caso aprovado em todas as fases previstas e classificado dentro do número de vagas existentes no Curso escolhido, o candidato será habilitado à matrícula no respectivo Curso.

Para a escolha do Curso pretendido, o candidato deverá orientar-se por suas preferências e aptidões pessoais, observando ainda os seguintes critérios:
a) o CFOAV e o CFOINT são para candidatos de ambos os sexos; e
b) o CFOINF é exclusivo para candidatos do sexo masculino.

Este Exame de Admissão será constituído das seguintes etapas: Exame de Escolaridade (EE); Inspeção de Saúde (INSPSAU); Exame de Aptidão Psicológica (EAP); Teste de Aptidão à Pilotagem Militar (TAPMIL) – somente para os candidatos que optaram pelo CFOAV e obtiveram a menção APTO na INSPSAU e no EAP; Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e Validação Documental

Data da Prova Escrita (1ª Etapa): 27 de julho de 2014.

O Exame de Escolaridade será realizado por meio de Provas Escritas das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa; Física; Matemática; Língua Inglesa; e Redação.

As provas serão realizadas nas cidades de Belém/PA, Pirassununga/ SP, Recife/PE, Salvador/BA, Recife / PE, Natal/RN, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Barbacena/MG, São Paulo/SP, Curitiba/PR, Campo Grande/MS, Porto Alegre, Canoas / RS, Brasília/DF, Manaus/AM, Porto Velho/RO, Boa Vista/RR

DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS

O CFOAV, o CFOINT e o CFOINF, ministrados pela AFA, em Pirassununga/SP, são cursos de nível superior, da fase de Formação do Ensino Aeronáutico, de acordo com a Lei nº 12.464, de 04 de agosto de 2011 e estão amparados pela Portaria Normativa Interministerial nº 830/MD/MEC, de 23 maio 2008, a qual dispõe sobre a Equivalência dos Cursos de Formação de Oficiais das Forças Armadas e continuidade de estudos em cursos e programas de pós-graduação do Sistema Civil de Ensino.

Os três cursos, distintamente, promovem preparo intelectual, físico, emocional e especializado necessário ao desempenho profissional nas diversas atividades da Força Aérea. Aos concluintes em qualquer um dos Cursos de Formação é conferida a graduação de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública.

CFOAV: o Curso é caracterizado pela instrução de voo, com o objetivo de preparar o Cadete Aviador à pilotagem militar. Essa instrução aérea segue um programa de treinamento e de avaliação de desempenho como piloto, para formar e selecionar o aviador militar, fomentando o desenvolvimento do espírito combativo do futuro Oficial Aviador. Confere ao concluinte, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar;

CFOINT: o Curso é caracterizado pela formação administrativa, com o objetivo de preparar o Cadete Intendente ao desempenho de funções para gerir as atividades financeiras e logísticas das Organizações Militares da Força Aérea. Confere ao concluinte, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica; e

CFOINF: o Curso é caracterizado pela instrução de combate em terra, com o objetivo de preparar o Cadete de Infantaria ao desempenho de funções para gerir as atividades desenvolvidas nas Unidades de Infantaria, incluindo as tarefas de operações especiais, emprego de tropa, de autodefesa das Organizações da Força Aérea e de defesa antiaérea. Confere ao concluinte, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Militares, com habilitação em Infantaria da Aeronáutica.

DURAÇÃO DO CURSO

O CFOAV, o CFOINT e o CFOINF ministrados na AFA, em Pirassununga / SP, tem duração de 4 (quatro) anos, em regime de internato.
Um período de instrução intensiva, de aproximadamente 6 (seis) meses, contados a partir da data da matrícula, faz parte do estágio probatório para adaptação à vida na caserna e para verificação da aptidão militar, estando inserido na instrução do Campo Militar.
Aos que vierem a ser matriculados, haverá um Estágio de Adaptação Militar (EAM) de aproximadamente 40 (quarenta) dias corridos, em regime de internato, contados a partir do início do Curso, fazendo parte do estágio probatório para verificação da aptidão à vida militar.

SITUAÇÃO DURANTE O CFOAV/CFOINT/CFOINF

O candidato, no momento da matrícula, mediante ato do Comandante da AFA, passa à situação de Cadete da Aeronáutica (Praça Especial, conforme a Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 – Estatuto dos Militares), a ser mantida durante o Curso de Formação recebendo remuneração fixada na legislação específica, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.

APÓS A CONCLUSÃO DOS CFOAV/CFOINT/CFOINF

Ao término dos quatro anos de formação na AFA, o cadete devolve o espadim do primeiro ano e recebe a espada, símbolo do oficial da Força Aérea passando ao posto de Aspirante-a-Oficial com vencimentos em torno de R$ 4.323,00 e serão distribuídos nas Organizações Militares do COMAER, conforme a conveniência e a necessidade da Administração.

Nessas Organizações, irão praticar e aprimorar seus conhecimentos, podendo alcançar como último grau hierárquico, o posto de Coronel, desde que cumpram os pré-requisitos estabelecidos, venha a ser selecionados dentro das vagas disponibilizadas para esses postos e sejam aprovados nos subsequentes cursos de carreira obrigatórios, tudo conforme a legislação em vigor à época.

Ao longo da carreira, os oficiais serão líderes de missões de defesa do país, participarão ainda de operações de emprego operacional, de apoio logístico, de segurança, de pesquisas científicas para o desenvolvimento de novas tecnologias aeroespaciais e de missões de ajuda humanitária, no Brasil e no exterior, onde seja necessária a presença brasileira.

Por ato discricionário do Presidente da República, baseado no critério de “escolha”, atendido as condições específicas previstas na legislação em vigor, o Coronel Aviador poderá vir a ser promovido até o posto de Tenente Brigadeiro do Ar, o Coronel Intendente até o posto de Major Brigadeiro Intendente, e o Coronel de Infantaria até o posto de Brigadeiro de Infantaria.

Para maiores informações leia o Edital do Concurso.

COMO SE PREPARAR PARA O CONCURSO


O preparo para um concurso tão concorrido como o da AFA, exige, sobretudo, empenho e um programa de ensino adequado às exigências do concurso. Assim, o SENA PRÉ-MILITAR, experiente no seguimento preparatório para todos os Concursos Públicos Militares elaborou um material de estudo dividido em módulos que facilita o planejamento e o estudo dos conteúdos de forma programada. Para adquiri-lo clique aqui.



quinta-feira, 17 de abril de 2014

Concurso para o CFS B 2014/2015 - FAB abre 620 vagas para ingresso no Curso de Formação de Sargento Técnico Especialista


Os interessados em ingressarem no Curso de Formação de Sargento Técnico Especialista da Aeronáutica poderão a partir do dia 23 de abril de 2014, fazerem suas inscrições para o Exame de Admissão ao curso (Modalidade B) - Turmas 1 e 2 do ano de 2015 (IE/EA CFS B 1-2/2015).
                                                 
As inscrições abertas até o dia 26 de maio de 2014 no endereço eletrônico http://concursos.eear.aer.mil.br/ , com taxa de inscrição de R$ 60,00 (sessenta Reais).

Para ingresso, o candidato, de ambos os sexos, deverá ser nacionalidade brasileira, ter entre 17 e 24 anos de idade, não podendo completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula e o Ensino Médio equivalente, reconhecido pelo MEC concluído ou em fase de conclusão durante as etapas seletivas do exame de Admissão.

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) será ministrado pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá-SP, e terá duração de dois anos.

Estão sendo oferecidas 620 vagas divididas entre as turmas I e II  nas seguintes especialidades:

Para candidatos do sexo masculino (Aeronavegantes): Mecânica de Aeronaves (BMA), Material Bélico (BMB), Comunicações (BCO) e Foto-Inteligência.
Para candidatos do sexo masculino (Não Aeronavegantes): Guarda e Segurança (SGS).
Para candidatos de ambos os sexos (Não Aeronavegantes): Eletricidade e Instrumentos (BEI), Equipamento de Voo (BEV), Meteorologia (BMT), Suprimento (BSP), Informações Aeronáutica (SAI), Desenho (SDE), Estrutura e Pintura (BEP), Eletromecânica (SEM), Metalurgia (SML), Bombeiro (SOB), Controlador de Tráfego Aéreo (BCT).

O Exame de admissão será constituído das seguintes etapas: Exame de Escolaridade: Língua Portuguesa; Língua Inglesa; Matemática; e Física; Inspeção de Saúde (INSPSAU); Exame de Aptidão Psicológica (EAP); Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF). Todas as etapas são de caráter eliminatório, sendo que o Exame de Escolaridade terá, também, caráter classificatório.

O Exame de escolaridade (1ª Etapa) será realizado no dia 20 de julho de 2014 (Domingo) e será aplicado nas seguintes localidades: Belém/PA, Recife/PE, Fortaleza/CE, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG,  São Paulo/SP, São José dos Campos/SP; Campo Grande/MS, Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, Brasília/DF, Manaus/AM e Porto Velho/RO.

Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS)

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFSé ministrado sob regime de internato militar, na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de 2 (dois) anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

A instrução ministrada no Campo Geral, comum a todas as especialidades, reúne os conhecimentos básicos necessários à habilitação dos Alunos nos seus diferentes níveis. Esta instrução é ministrada de maneira gradual e contínua, objetivando nivelar os conhecimentos de alunos de diferentes origens e formações, além de aumentar-lhes a capacidade de assimilação proveniente dos conhecimentos técnico-especializados próprios do CFS.

A instrução ministrada no Campo Militar busca, primordialmente, transmitir e reforçar os postulados básicos da vida castrense, referentes à futura graduação, bem como desenvolver elevado grau de vibração, devoção e entusiasmo pela carreira na Força Aérea. Além das características de resistência física, necessária ao profissional militar, procura-se por meio da referida instrução sedimentar no Aluno os princípios basilares da instituição (Hierarquia e Disciplina), como também, os fundamentos de ética e da estrutura organizacional do COMAER, de modo que, ao término do Curso, o discente esteja dotado de atributos e competências que o qualificarão a ser um integrante do Corpo de Graduados da Aeronáutica.

A instrução do Campo Técnico-Especializado constitui-se na fase da formação em que discente é preparado para obter um desempenho profissional dentro dos padrões estabelecidos pelo COMAER. Desse modo, ela está dimensionada com conhecimentos teóricos e práticos, de tal forma que o aluno, ao longo dos quatro semestres letivos, torne-se capaz de atingir um nível de proficiência eficaz e compatível à especialidade.

A formação nas especialidades do CFS é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como curso técnico, de nível médio, constando no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

SITUAÇÃO DURANTE O CFS

O candidato, no momento da matrícula, mediante ato do Comandante da EEAR, passa à situação de Aluno do CFS (Praça Especial, conforme a Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 - Estatuto dos Militares), a ser mantida durante o Curso de Formação.

O aluno do CFS é militar da ativa com precedência hierárquica prevista no Estatuto dos Militares.

O militar da ativa da Aeronáutica matriculado no CFS será transferido para EEAR, devendo comparecer à referida Escola desimpedido de sua organização e seu desligamento ser efetuado, somente, após efetivada a sua matrícula, a fim de evitar interrupção na contagem de seu tempo de serviço.

O candidato militar que vier a receber ordem de matrícula no CFS-B deverá ser licenciado e desligado da OM de origem no último dia útil anterior à matrícula no Curso.

Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR e fará jus à remuneração fixada em lei, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

O militar da ativa da Aeronáutica, ao passar à situação de aluno do CFS, continuará a perceber os vencimentos referentes à graduação que possuía por ocasião da matrícula.

Durante o período compreendido entre a inspeção de saúde do exame de admissão e a conclusão do CFS, a candidata ou Aluna não deverá apresentar estado de gravidez, dada a incompatibilidade com os testes físicos específicos, de caráter seletivo, estabelecidos nestas Instruções, e com as atividades físicas obrigatórias a que será submetida durante o Curso. A comprovação do estado de gravidez acarretará a imediata exclusão da candidata do Exame de Admissão ou o desligamento do CFS, se já estiver matriculada no mesmo.

SITUAÇÃO APÓS A CONCLUSÃO DO CFS

A precedência hierárquica do concluinte do CFS será estabelecida conforme determinam as Normas Reguladoras dos Cursos e Estágios da Escola de Especialistas da Aeronáutica (ICA 37-10), de acordo com a letra "d" do parágrafo 2º do artigo 17 da Lei 6880/80, e conforme os procedimentos adotados pela Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP), previstos no item 2.3.5 da Instrução Reguladora do Quadro de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (ICA 39-10).

O militar que concluir o CFS com aproveitamento estará em condições de ser promovido à graduaço em vigor e em data da conveniência da Administração.

Os formandos do CFS serão distribuídos e classificados nas diversas OM do COMAER, abrangendo todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

Para maiores informações sobre o concurso leia o Edital.
Acesse aqui para conhecer a escola, sua história, os cursos que oferece e o plano de carreira.

COMO SE PREPARAR


Não perca tempo! Saia na frente preparando-se para este que é um dos concursos mais concorridos da Força Aérea Brasileira. Adquira já o nosso KIT Preparatório para o Concurso do CFS B. Ele é separado em módulos facilitando o aprendizado e o planejamento do estudo contendo os conteúdos exigidos de Língua Portuguesa, Matemática, Física e Inglês.

Para adquiri-lo clique aqui.


A Força Aérea Brasileira abre oportunidade para Plano de Carreira ao Graduados em Administração, Análise de Sistemas, Contabilidade, Enfermagem, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia, Serviços Jurídicos e Social


Profissionais graduados em Administração, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia, Serviços Jurídicos e Serviço Social, podem agora constituir um plano de carreira na Força Aérea Brasileira ingressando no EAOAP (Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica), criado em 04 de abril de 2013, suprindo as necessidades de pessoal militar para o preenchimento de cargos e para o exercício de funções específicas de interesse do COMAER.
Os interessados nas vagas de Analista de Sistemas e Serviços Jurídicos devem apresentar:
  • Para a especialidade de Analista de Sistemas: diploma de Bacharel em Análise de Sistemas, Bacharel em Ciência da Computação ou Bacharel em Sistemas da Informação.
  • Para a especialidade Serviços Jurídicos (SJU): o devido registro expedido pela Ordem dos Advogados do Brasil ou Certificado de Aprovação no Exame da Ordem.
Para ingressar no EAOAP o candidato deve ser graduado em uma das especialidades de interesse da Aeronáutica, divulgadas em Edital e ter entre 18 e 32 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no CIAAR (Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica), localizado em Belo Horizonte/MG.

O ingresso é feito mediante aprovação nas etapas seletivas do exame de admissão aberto anualmente que compreende Provas de Conhecimentos Gerais, abrangendo conteúdos da Língua Portuguesa (Gramática, Interpretação de Texto e Redação), Prova de Conhecimento Específico sobre a especialidade a que o candidato concorre a vaga, além do Teste de Aptidão Física (TAF), os Exames Psicotécnico e de Saúde e apresentação dos documentos exigidos no edital.

Se aprovado em todas as etapas, o candidato fará o curso, como já citado acima no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG), durante 17 semanas. Após a conclusão do curso com aproveitamento, o aluno será nomeado Primeiro-Tenente e receberá um salário inicial bruto de R$ 8.136,45.

Para maiores informações sobre o curso, a escola e planos de carreira acesse aqui


Este exame de seleção exige, além da Prova de Conhecimentos Específicos a Prova de Conhecimentos Gerais da Língua Portuguesa e Redação de caráter eliminatório.
Para estar bem preparado para prova de conhecimentos gerais, você pode adquirir em nossa Loja Virtual a apostila completa com todo o conteúdo exigido no Edital referente aos assuntos de Língua Portuguesa e Redação, contendo mais de 1500 exercícios gabaritados, incluindo provas de concursos anteriores realizados pelo CIAAR. Esta Apostila enviada por download atende, também, aos interessados em se prepararem desde já para o concurso do EAOT/CIAAR. Para adquiri-la clique aqui.
Para a prova de conhecimentos específicos entre em contato com o nosso setor de concursos pelo email concursosmilitares@cursosena.com.br, informando sua especialidade. 



SENA PRÉ-MILITAR o caminho mias curto para ingresso nas Forças Armadas e Auxiliares

www.cursosena.com.br

quarta-feira, 16 de abril de 2014

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental abre 60 vagas para os Cursos de Formação de Moço de Convés e Máquinas, em Belém/PA


A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) torna público que, designado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), Representante da Autoridade Marítima para a Marinha Mercante, como órgão coordenador e executor do Processo Seletivo (PS) de admissão aos Cursos de Formação de Aquaviários constituído pelo 2º grupo de fluviários CFAQ-II C N3 e CFAQ-II M N3, no âmbito do Estado do Pará, estarão abertas até o dia 30 de abril de 2014, conforme Calendário de Eventos, descrito no Edital do concurso, aberto a ambos os sexos, as inscrição para preenchimento de 60 vagas aos cursos a serem realizados no período de 11/08 a 01/12/2014, dividido em 02 (duas) turmas, contendo 30 (trinta) alunos cada.

Para ingresso no curso o candidato deve ser brasileiro (a) nato(a) ou naturalizado (a); Comprovar residência; Comprovar escolaridade de conclusão do 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental; e ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos até o dia 30/04/2014, data limite de apresentação dos documentos exigidos (período de inscrição).

Para fazer a inscrição o interessado deverá antes fazer o pagamento da taxa de inscrição a ser efetuado por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) emitida através do endereço
www.dpc.mar.mil.br, seguindo-se os passos abaixo descritos:

1º. Na opção "serviços", abaixo de aquaviário, escolher a opção "Emissão de guias de Recolhimento GRU";
2º. Concordar com a condição exigida;
3º. Preencher seu nome e CPF nos campos disponíveis;
4º. No campo "Organização Militar (Local)" selecionar o Órgão de Execução (OE) pretendido;
5º. Em "Serviços Educacionais (EPM)", selecionar a opção "Inscrição em cursos do EPM"; e,
6º. Finalizando, clicar em "Emitir GRU para serviços educacionais (EPM)".

Os boletos da GRU deverão ser pagos em qualquer agência bancária ou em casa lotérica, do dia 14/04/2014 até o dia 30/04/2014, independentemente da data de vencimento indicada no boleto. A GRU paga deverá ser apresentada no ato da inscrição a ser feita no seguinte endereço: CAPITANIA DOS PORTOS DA AMAZÔNIA ORIENTAL - DEPARTAMENTO DE ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO - PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO AOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE AQUAVIÁRIOS CFAQ II C-N3/CFAQ II M-N3/2014 na cidade de BELÉM- PA na Rua Gaspar Viana, 575 - Reduto - Belém-PA - CEP. 66.010-060, onde o candidato deverá preencher sua ficha de inscrição.

Em nenhuma hipótese, haverá devolução da importância paga referente à inscrição. Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento de agências bancárias na localidade, o candidato deverá pagar o boleto antecipadamente.

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

O exame de seleção será realizado em duas etapas distintas, sendo:
A 1ª etapa composta da prova escrita eliminatória, em nível do 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental, sobre conhecimentos de Português e de Matemática. O conteúdo programático detalhado dessa prova será fornecido aos candidatos, no ato da inscrição.

Será considerado aprovado nesta etapa o candidato que obtiver nota mínima 5 (cinco) nas provas escritas, estando assim em condições de participar da segunda etapa do exame que compreende um teste de suficiência física, composto de:
I) prova de natação, na distância de 25 metros, sem limite de tempo; e,
II) prova de permanência flutuando, sem qualquer auxílio, com duração de 10 (dez) minutos.

Observações: Para serem submetidos ao teste de suficiência física, os candidatos deverão apresentar atestado médico, emitido há menos de um ano, que comprove bom estado de saúde física e mental, explicitando as condições visuais e auditivas;

Este exame de seleção não tem caráter de concurso público para ingresso na Marinha Mercante ou na Marinha do Brasil (MB) e visa, apenas, definir a classificação do candidato à luz do número de vagas estabelecido.

O Exame de Conhecimentos será realizado na cidade de Belém-PA, em local a ser divulgado oportunamente na página da CPAOR na Internet (www.cpaor.mar.mil.br), conforme previsto nestas Normas.

CLASSIFICAÇÃO DAS ETAPAS SELETIVAS

1ª Etapa - Inscrição (eliminatória);
2ª Etapa - Exame de Conhecimentos (eliminatória e classificatória);
3ª Etapa - Avaliação de Atestados e Exames Médicos (eliminatória);
4ª Etapa - Teste de Suficiência Física (eliminatória); e
5ª Etapa - Matrícula (eliminatória).

Todas as etapas serão realizadas em local designado pela CPAOR.

O candidato que não comparecer a qualquer uma das etapas acima, ainda que por motivo de força maior ou caso fortuito, será considerado como "desistente". Essa condição o eliminará do Processo Seletivo.

É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicação de todos os atos, editais, comunicados e convocações referentes a este Processo Seletivo (CFAQ-II C N3/ CFAQ-II M N3) diretamente no seu respectivo Órgão de Execução (OE), tendo como base o Calendário de Eventos do Anexo I destas Normas, e no site da CPAOR na internet.

Durante as etapas e até a data da matrícula, inclusive, o candidato selecionado que for eliminado do Processo Seletivo por não apresentação, desistência ou qualquer outro motivo será substituído por candidato reserva convocado.

DADOS SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO

Ao longo do curso (ensino propedêutico em sala de aula/laboratório) e somente durante esse período, os alunos receberão material de ensino, por empréstimo, e merenda escolar; O curso é gratuito; e ao final do curso, o aluno aprovado receberá um certificado de conclusão do curso, Modelo DPC-1000, com habilitação para exercer as funções de Marinheiro Fluvial de Convés e
Marinheiro Fluvial de Máquinas Nível-3, conforme Ordem de Serviço da Capitania dos Portos.

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS

Para a distribuição das vagas dos candidatos fluviários: Marinheiro Fluvial de Convés Nível 3 (CFAQ-II C N3) e Marinheiro Fluvial de Máquinas Nível 3 (CFAQ-II M N3). Deverão ser observados os seguintes critérios:
a) 30% - candidatos aprovados no Exame de Seleção, classificados na ordem decrescente da soma dos pontos obtidos na prova escrita;
b)40%-candidatos indicados por empresas de navegação ou entidades representativas da comunidade marítima. A carta da empresa relacionando os candidatos indicados deverá ser remetida pela própria empresa, diretamente ao Órgão de Execução (OE). Nela deverão constar os seguintes itens: dados do candidato, tempo de experiência marítima (caso o candidato possua), dados da empresa (ex.: CNPJ, endereço, etc...). Informação se a empresa está em dia com a contribuição do Fundo de desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo ( FDEPM) e, por último, um texto recomendando o candidato e mencionando as razões dessa indicação. Essa carta deverá ser assinada, no mínimo, pelo Gerente de recursos humanos da empresa; e
c) 30% - para os Aquaviários que possuírem registro de embarque na Caderneta de Inscrição e Registro (CIR).
Observações:
1) As vagas não preenchidas pela aplicação dos critérios indicados no item “b” poderão ser ocupadas pelos aprovados segundo o critério estabelecido no  item “a”.
2) Em caso de empate, a vaga será preenchida pelo candidato de maior idade;
3) Caso o número de candidatos de empresas seja superior ao número de vagas oferecidas pelo OE, deverá ser feita uma distribuição equitativa das vagas entre as empresas solicitantes. 

Saiba mais sobre o concurso lendo o Edital

MERCADO DE TRABALHO

O candidato que tenha concluído o curso com sucesso poderá,  com seu certificado, ser absorvido por empresas como  a PETROBRÁS e sua filiada a TRANSPETRO assim como, outras empresas ligadas a Marinha Mercante. Portanto, após a conclusão do concurso, o interessado em ingressar em uma dessas empresas deverá estar sempre atento às convocações para preenchimento de vagas. Para maiores informações sobre essa profissão clique aqui

COMO SE PREPARAR

Àqueles que desejem ingressar em qualquer um dos cursos  precisam estar atentos quanto a necessidade de estarem bem preparados para realizar qualquer uma das provas de português e matemática, abrangendo conteúdos de Nível Fundamental. Mesmo àqueles que já possuem uma formação mais avançada, mas que desejem aproveitar a oportunidade, devem estar atentos a necessidade de uma boa preparação didática para as provas.
Caso deseje ter um material de estudo, que atenda as exigências deste concurso pode adquirir o nosso KIT preparatório, a venda em nossa Loja Virtual contendo o conteúdo exigido para as provas, clicando aqui



Sena Pré-Militar o caminho mais curto 
para ingresso na Marinha Mercante
www.cursosena.com.br