sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Alistamento Militar pela Internet de 02 a 30/06/2019 para jovens nascidos em 2001

SAIBA COMO FAZER O ALISTAMENTO PELA INTERNET

O prazo para o alistamento no serviço militar já começou. A partir desta quarta-feira (02/01/2019), foi aberto o perídio de alistamento militar aos jovens brasileiros que nasceram em 2001 e deverão fazer o registro na página oficial.
O processo pode ser feito em computadores, tabletes e celulares até o próximo dia 30.
A medida vale para as pessoas do sexo masculino, sejam elas cis ou transgêneros. As mulheres não atuam no serviço militar em tempos de paz.

Diferentemente dos outros anos, em 2018 o alistamento militar passou a ser feito também pela internet em todos os estados do País. Assim, quem completa 18 anos até dezembro pode acessar o site www.alistamento.eb.mil.br e se cadastrar em poucos passos. Quem preferir realizar o processo em uma Junta de Serviço Militar deve procurar a mais próxima de onde mora para se inscrever.  
Ao acessar a página, o jovem deve informar se há algum motivo que o impeça de ingressar no serviço militar. Caso não haja restrições, basta clicar no quadro "alistamento militar" e em seguida criar uma conta para prosseguir com o processo.
Quando o registro é concluído, é gerado um número no Certificado de Alistamento Militar (CAM). Com ele, o jovem pode consultar no mesmo site se prossegue para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se será dispensado, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
O alistamento termina no último dia útil do mês de junho e é necessário possuir um número de CPF para validar as informações. Quem não tem CPF deve levar a certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade à Junta Militar. Para os que vivem no exterior e não têm número de CPF, o alistamento deve ser feito em uma repartição consular.
PRAZO PARA O ALISTAMENTO
Os convocados passam por uma seleção entre julho e outubro e, em seguida, recebem treinamento nos quartéis do Exército, Marinha ou Aeronáutica. Essa opção só é feita na etapa de seleção. Se o jovem perder o prazo para se alistar, é preciso procurar a Junta Militar para quitar a multa de R$ 4,14. Quem está irregular com o serviço militar fica impedido de assumir cargo público, tirar passaporte e se matricular em instituições de ensino, por exemplo.
DISPENSA
Contudo, há situações específicas em que os rapazes podem ser dispensados do alistamento. Quem for o único responsável pelo sustento da família deve procurar a Junta Militar do município para deixar de participar do alistamento. Já os portadores de necessidades especiais podem pedir a isenção do serviço militar. Nesses casos, é preciso apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico.
SERVIÇO ALTERNATIVO
Há ainda a possibilidade de se alistar para fazer um serviço alternativo. Isso é possível quando o candidato tem convicções religiosas ou políticas que o impedem de servir às Forças Armadas. Nessas situações, o líder religioso, político ou filosófico deve redigir uma declaração para justificar o pedido. Junto da declaração, o jovem precisa entregar o requerimento de prestação de serviço alternativo.
USO DO NOME SOCIAL
Durante a inscrição, os jovens podem optar por registrar o nome social. Para tanto, é necessário levar a certidão de nascimento, comprovante de residência, documento de identidade e o requerimento do uso do nome social
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Defesa


Se você tem interesse em seguir a Carreira Militar o Pré-Militar Online oferece vários cursos preparatórios para os Concursos Públicos Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade e para a faixa etária entre 13 e 44 anos. Há oportunidades, também, que não exigem limite de idade. Para maiores informações sobre os nossos cursos preparatórios entre em contato com a nossa central de Atendimento do WhatsApp.

        (61) 9874-8228 / 99361-3438

E fique por dentro de todas as informações, orientações, dicas e notícias sobre as Forças Armadas, oportunidades de ingresso na Carreira Militar e sobre as nossas atividades preparatórias acompanhando a nossa Fan Page clicando qui


Quer saber tudo sobre as oportunidades de ingresso na Carreira Militar? Inscreva-se em nossa canal e acompanhe as informações, dicas e orientações passadas pelo Master Coach Militar, Guto Ferreira,clicando aqui


#carreiramilitaraivoueu
#ingressenacarreiramilitar
#senapremilitar

Nenhum comentário:

Postar um comentário