Esquadrilha
da Fumaça é o nome popular do “Esquadrão de Demonstração Aérea EDA”,
um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que fazem
demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo. Sua finalidade de
acordo com a EDA é
aproximar os meios aeronáuticos civil e militar, contribuir para a maior
integração entre a Aeronáutica e as demais Forças Armadas e marcar a presença
da FAB em eventos no Brasil e no exterior
História
A
Esquadrilha originou-se pela iniciativa de instrutores de voo da antiga Escola
de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os
pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a
confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na
instrução.
Em 14 de
maio de 1952, uma comitiva estrangeira em visita à Escola pôde apreciar a
primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se
a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras
executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se na aeronave utilizada a época, o
NA T-6, um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça.
Com o tempo,
as aeronaves e as acrobacias mudaram, mas a essência da Esquadrilha mantém
preservado o espírito de arrojo e determinação do grupo.
Atualmente,
o EDA está sediado na Academia da Força Aérea, na cidade de Pirassununga,
Estado de São Paulo.
No dia 28 de
novembro de 1961, na cidade de Florianópolis em Santa Catarina. Durante uma
solenidade militar, realizada na época do comando do coronel Lara Ribas. dois
aviões modelo Texan T-6 se colidiram no ar. O avião
pilotado pelo Capitão Durval Pinto Trindade perdeu o leme e caiu no Centro da
cidade, O desastre foi nas proximidades do Largo Benjamin Constant. Por essa
razão, o local ficou conhecido como Praça do Avião. O outro piloto com a asa
danificada conseguiu fazer um pouso de emergência na Base Militar de
Florianópolis.
No dia 1 de
maio de 1995, o Capitão Cláudio Gonçalves Gamba, piloto da aeronave número 7 do
EDA, morreu após não conseguir se recuperar da manobra Lancevak, na
apresentação no município de Rio Negrinho. Após esse acidente a manobra foi
retirada do display do EDA por ser muito perigosa, substituída pela Grossura
com efeito visual parecido.
No dia 2 de
abril de 2010, o Capitão Anderson Amaro Fernandes, piloto da aeronave número 7
do EDA, morreu ao chocar sua aeronave contra o solo durante a manobra Snap
Roll, na apresentação no município de Lages. No início de 2013, as
demonstrações da Esquadrilha da Fumaça foram suspensas em eventos aéreos, o
motivo foi a substituição dos Tucanos T-27 pelo Super Tucano A-29. As novas
aeronaves produzidas pela Embraer estão passando por adequações técnicas
necessárias para que possam participar de acrobacias aéreas.
O Comandante do Esquadrão de Demonstração
Aérea (EDA), Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, durante a cerimônia dos 62
anos de história da Esquadrilha da Fumaça realizada no dia 14 maio de 2014,
afirmou que “Vivemos uma rotina atípica totalmente voltada à implantação de um
novo projeto. O desafio de adequar a doutrina, a logística e os processos do
Esquadrão às características do A-29 Super Tucano caminha ao encontro da missão
que ansiamos, com equilíbrio e paciência, retomar”.
Atribuições do EDA
- Estimular e desenvolver as vocações e a mentalidade aeronáuticas;
- Valorizar a Força Aérea Brasileira (FAB) e o sentimento de nacionalismo;
- Expressar a afirmação e o profissionalismo de todos os componentes da FAB;
- Demonstrar o alto grau de treinamento e a capacidade dos pilotos brasileiros;
- Comprovar a qualidade dos produtos da indústria aeronáutica brasileira;
- Contribuir para uma maior integração entre a FAB e as demais Forças Singulares;
- Estimular o entrosamento entre os segmentos civil e militar ligados à atividade aeronáutica;
- Representar a FAB no exterior como instrumento diplomático;
- Difundir a Política de Comunicação Social do COMAER;
- Participar do processo de integração nacional, marcando a presença da FAB nos eventos realizados em todo o País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário